Treinamento funcional emagrece e define músculos

Treinamento funcional emagrece e define músculos

Como funciona o treinamento funcional

Para que um treino seja funcional, é necessário levar em consideração as atividades realizadas por cada pessoa no dia a dia. Por exemplo: alguém que trabalha em um escritório de frente para o computador precisa de um treino diferente de quem trabalha em uma linha de produção. Assim, irão acontecer compensações musculares e fortalecimentos específicos para cada atividade. "Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de treinamento, desde que seja de acordo com as limitações corporais, especificidades e objetivos de cada indivíduo", afirma o personal trainer.

Segundo ele, os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. "Deve ser levado em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto, vertical e horizontal. Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fita, elásticos, pranchas de instabilidade, bastões e o peso do próprio corpo", explica.

Treino para definir o corpo

Com o treinamento funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.

A prática pode ser feita com personal trainer, mas vem ganhando espaço também em muitas academias, que passaram a oferecer a modalidade. "Se na academia que você frequenta não tiver este tipo de treinamento, converse com o seu professor e peça para que ele insira alguns exercícios funcionais em sua série. Além das academias existem estúdios especializados que oferecem somente este tipo de treinamento", sugere.

Benefícios do treinamento funcional

Além de ser uma ótima alternativa para quem quer emagrecer de forma saudável, o treinamento funcional melhora a postura, flexibilidade, coordenação motora, força, aptidão cardiovascular e muscular.

Para iniciantes, é recomendado treinar de duas a três vezes por semana. O personal ressalta ainda a importância de fazer uma consulta médica antes de começar a realizar qualquer atividade física, para avaliar seu estado de saúde.

Fonte: Bolsa de Mulher

Comentários via Facebook

Outros Artigos

Benefícios da Musculação para o Corpo
Benefícios da Musculação para o Corpo

Para quem não sabe, são inúmeros os benefícios da musculação para o corpo e a saúde. O exercício pode ajudar a emagrecer, aumentar ou definir a muscul...

Personal Trainer
Personal Trainer

Profissional responsável em formar hábitos e atitudes que promovam o desenvolvimento harmonioso do corpo humano, mediante instrução sobre higiene corp...

Seja bem-vindo(a) a PHYSICUS, estamos prontos para atendê-lo(a).
WhatsApp Atendimento WhatsApp